sexta-feira, 10 de junho de 2011

DICA DE CINEMA


Sinopse: A história relata a jornada do capitão Willard (Sheen), um oficial da inteligência do exército americano, enviado numa perigosa missão até o Camboja para destruir “totalmente” um coronel americano desertor chamado Kurtz (Brando), que está fora de controle e louco. Kurtz, figura musculosa e enigmática, semelhante a Buda, controla uma tribo de montanheses numa selva remota repleta de crânios e corpos em decomposição.

Durante a jornada pelo rio Willard conhece o coronel Kilgore (Duvall), que lidera seu esquadrão de helicópteros ao som de Wagner e comanda um campeonato de surfe mesmo com os inimigos atirando sem parar.

Willard segue seu destino num barco-patrulha da Marinha com quatro tripulantes que servem como o microcosmo da força de guerra americana: o chefe do barco (Albert Hall), afro-americano, um ex-taxista que tenta manter-se vivo e jovem usando drogas; Chef (Frederic Forrest), um cozinheiro de New Orleans que entrou para a marinha porque achava que a comida era melhor que no exército; Clean, um adolescente negro do Bronx (interpretado por Laurence Fishburne, de 14 anos); e Lance, um surfista da Califórnia convocado para guerra (Sam Bottoms). Conforme o barco segue em direção ao Camboja, tudo parece estar sob o domínio da ilusão, da loucura. . . . e das sombras obscuras do coração humano.

Coppola procurou “criar uma experiência que fizesse o público sentir o que era o Vietnã: a urgência, a loucura, a diversão, o horror, a sensibilidade e o dilema moral da guerra americana mais surreal e obscura.” Capitão, entenda que esta missão não existe, nem existirá nunca.

Prêmios: Oscar de Melhor Fotografia e Som. Indicações para Melhor Filme, Diretor e Ator Codjuvante (Robert Duvall). Golden Globe Award para Melhor Filme, Ator Coadjuvanté (Robert Duvall) e Trilha Sonora. Palma de Ouro no Festival de Cannes.

Gênero: Guerra
Origem: EUA
Direção: Francis Ford Coppola
Elenco: Marlon Brando, Robert Duvall, Martin Sheen, Frederic Forrest,
Albert Hall, Sam Bottoms, Laurence Fishburne, Dennis Hopper, G.D. Spradlin, Harrison Ford…

Nenhum comentário: