terça-feira, 19 de abril de 2011

ATENTADOS POLITICOS DESDE A ÉPOCA DO IMPÉRIO ROMANO

Atentados políticos
44 a.C. - Júlio César
Foi um dos maiores generais da Antiguidade. Seu filho adotivo, Brutus, e outros quatro inimigos lhe deram 23 punhaladas na entrada do Senado. Tinha 58 anos.

25 d.C. - Calígula
O terceiro imperador romano foi assassinado nas escadarias de seu palácio, aos 29 anos, vítima de uma revolta. Seu nome completo era Caio César Augusto Germânico. A palavra Calígula significa "pequena sandália". Recebeu esse apelido porque, tendo sido criado no meio dos soldados, usava sandália com eles para ganhar sua simpatia.

21/01/1793 - Rei Luís XVI - Paris, França
Com o início da Revolução Francesa, em 1789, o rei francês foi deposto e capturado. A invenção da gilhotina transformou fundamental para o ritmo industrial das execuções. O pescoço de Luís XVI não foi poupado, mesmo após um julgamento — nada imparcial, diga-se.

15/04/1865 - Abraham Lincoln - Washington, EUA
Lincoln estava no camarote presidencial do teatro Ford. O ator John Wilkes Booth chegou ao camarote às 22h30, armado com uma pistola e um punhal. Deu um tiro na altura da nuca do presidente e fugiu a cavalo. Foi capturado dez dias depois num depósito de tabaco, na Virgínia, e morto ao tentar resistir à prisão. Lincoln morreu no hospital às sete da manhã do dia seguinte, aos 56 anos.

28/06/1914 - Arquiduque Francisco Ferdinando - Sarajevo, Bósnia-Hezergovina
O terrorista sérvio Gravrilo Princip disparou tiros contra o arquiduque, provável herdeiro do trono da Áustria, e sua esposa, Sophia. Os ânimos políticos ficaram acirrados, e a Áustria declarou guerra contra a Sérvia, acusada de cumplicidade no crime. O atentado e a declaração de guerra austríaca fizeram com que a Primeira Guerra Mundial eclodisse.

18/07/1918 - Nicolau II - Sibéria
Na revolução Comunista de 1917, o último czar da Rússia foi deposto e acabou fuzilado com toda a família.

20/08/1940 - Mohandas Karamchand Gandhi - Nova Deli, Índia
O líder hindu Gandhi promoveu uma campanha em favor da libertação da Índia, então colônia inglesa. Em 1922, foi condenado a seis anos de prisão. No ano de 1943, tentou convencer a Inglaterra a dar independência à Índia por meio de uma greve de fome. Morreu aos 78 anos, assassinado com três tiros pelo editor de um jornal nacionalista, Nathuran Godse, membro de uma organização político-religiosa contrária a Gandhi. Godse, que já havia planejado um outro atentado dez dias antes, acabou condenado à morte.

22/11/1963 - John Kennedy - Dallas, EUA
O 35º presidente americano desfilava em carro aberto quando foi baleado, às 12h30. Foram três tiros, mas o presidente, do Partido Democrata, foi atingido por duas balas. Até hoje, há muita controvérsia nesse caso. Lee Harvey Oswald, um esquerdista lunático de 24 anos, foi preso como suposto responsável pelo assassinato. Dizia-se inocente. Menos de 48 horas depois, Oswald acabou levando um tiro na barriga, disparado por Jack Ruby, um direitista lunático de 52 anos, ligado à Máfia de Chicago e dono de um cabaré.

21/02/1965 - Malcolm X - Nova York, EUA
Defendia os direitos civis dos negros e foi o fundador da seita religiosa Organização da Unidade Afro-Americana e da Mesquita Muçulmana. Antes de iniciar um discurso no Audubon Ballroom, em Nova York, recebeu um tiro e caiu morto no palco.

04/04/1968 - Martin Luther King - Memphis, EUA
Defensor dos direitos dos negros e Prêmio Nobel da Paz em 1964, Luther King conversava com amigos na sacada do Lorraine Motel, em Memphis. De repente, ouviu-se um estampido. Uma bala atravessou seu rosto. O presidiário foragido James Earl Ray foi preso como autor do disparo.

05/06/1968 - Robert F. Kennedy - Los Angeles, EUA
O senador Robert Kennedy, irmão mais moço do presidente John Kennedy, estava perto de ser indicado o candidato do Partido Democrata às eleições presidenciais. Numa área reservada do Ambassador Hotel, em Los Angeles, Kennedy foi surpreendido pelo palestino Sirhan Bishara Sirhan. Morreu com um tiro na cabeça.

30/01/1981 - Anuar Sadat - Cairo, Egito
O presidente egípcio participava de uma parada militar no Cairo, Um caminhão saiu do alinhamento e parou em frente à tribuna. Quatro homens desceram do veículo e metralharam Sadat.

31/10/1984 - Indira Gandhi - Nova Deli, Índia
A primeira-ministra Indira Gandhi foi assassinada por dois membros de sua guarda, que pertenciam a um grupo religioso minoritário, a seita sikh.

27/12/2007 - Benazir Bhutto - Paquistão
A líder opositora do governo do Paquistão e ex-primeira ministra do país foi assassinada com dois tiros de pistola, um no pescoço e outro no peito, disparados por um homem-bomba antes de detonar os explosivos.

Nenhum comentário: