segunda-feira, 5 de julho de 2010

05/07 - FATOS DO DIA

1914
O aviador Eduardo Pacheco Chaves fez o primeiro vôo entre São Paulo e Rio de Janeiro, em 4 horas e 40 minutos.
1946
O estilista Louis Reard exibiu em uma piscina de Paris sua mais nova criação: o biquíni.
1948
O escritor Monteiro Lobato, autor do Sítio do Pica-pau Amarelo, morreu aos 66 anos, vítima de um espasmo cerebral.
1957
O cantor Frank Sinatra se divorciou da atriz Ava Gardner, com quem estava casado desde 1951. Após a separação, ele chegou a tentar suicídio.
1959
O presidente da Indonésia, Suharno, dissolveu o Parlamento e tornou-se ditador. Ele seria substituído por Suharto em 1966.
1964
A soprano Maria Callas fez sua última apresentação. Ela interpretou Tosca, de Puccini, em Londres.
1981
Um petroleiro da Companhia Vale do Rio Doce, ancorado no Rio Grande do Sul, causou um desastre ambiental derramando cerca de 120 mil barris de petróleo no mar.
1982
No estádio Sarriá, em Barcelona, Paolo Rossi marcou os três gols italianos que tiraram o Brasil da Copa do Mundo da Espanha. A partida terminou em 3 a 2.
1994
A Organização das Nações Unidas apresentou um plano para tentar conter a Guerra da Bósnia, na ex-Iugoslávia.
1994
A BBC de Londres, rede estatal de rádio e TV, recebeu autorização para transmitir uma programação internacional via satélite.
2001
Os policiais civis da Bahia iniciaram uma greve que durou 13 dias. Durante esse período, houve vários saques a lojas e supermercados.
2005
Nasceram os gêmeos Breno e Bruno. Até aí nada de novo, se Breno não fosse negro e Bruno branco. A mãe, Ana Paula, é morena, o pai, Sebastião, branco. Os médicos explicam que essa ocorrência é raríssima e acontece na proporção de um em um milhão. Nesses casos os gêmeos são gerados a partir de embriões e espermatozóides diferentes, o que explica a diferença na cor da pele.
2006
Através de um referendo, os habitantes de Montenegro votaram pela separação do país da República da Sérvia. Desde 2003, a ex-Iugoslávia, que era formada pelas repúblicas da Eslovênia, Croácia, Bósnia-Herzegóvina, Sérvia, Montenegro e Macedônia, e pelas regiões autônomas de Kosovo e Voivodina, estava reduzida à República Sérvia e Montenegro.
2009

O presidente deposto de Honduras, Manuel Zelaya, tentou voltar ao seu país e foi impedido. Zelaya estava exilado e recebeu ajuda venezuelana para tentar voltar a Honduras, mas o avião em que estava não conseguiu pousar porque militares golpistas bloquearam a pista do aeroporto. Manifestantes se revoltaram com o ocorrido e entraram em confronto, dezenas ficaram feridos e dois morreram.

Nenhum comentário: