domingo, 30 de maio de 2010

30/05 - FATOS DO DIA

1431
Joana D’Arc foi queimada na cidade de Rouen (França) aos 19 anos por ordem da Inquisição inglesa, que a acusou de heresia. Ela foi canonizada em 1920.
1903
Com movimentos livres e roupas leves, a bailarina americana Isadora Duncan introduziu a dança moderna, abandonando o rigor do balé clássico.
1911
As 500 Milhas de Indianápolis, a mais tradicional prova do automobilismo dos Estados Unidos, foram realizadas pela primeira vez. O vencedor foi o norte-americano Ray Harroun.
1930
Luís Carlos Prestes, líder da Coluna Prestes, publicou no jornal Diário Nacional o Manifesto de Maio, tratado onde propunha um programa de revolução agrária e antiimperialista.
1968
O presidente francês Charles De Gaulle anunciou a convocação de eleições parlamentares para tentar conter as tradicionais manifestações de maio.
1972
O ex-marinheiro Greinaldo de Jesus Silva cometeu suicídio depois de tentar seqüestrar um avião da Varig, no aeroporto de Congonhas, em São Paulo.
1978
O alemão Gustav Franz Wagner entregou-se à polícia brasileira depois de ser reconhecido por um prisioneiro de guerra. Ele foi subcomandante do campo de concentração de Sobibor, na Polônia.
1994
O papa João Paulo II publicou a Carta Apostólica que condenava a ordenação de mulheres para o exercício do sacerdócio.
1996
O divórcio do príncipe britânico Andrew e de Sarah Ferguson, Duquesa de York, foi oficializado.
2002
Morreu por causa de uma complicação respiratória, aos 90 anos, o ator e compositor Mário Lago.
2009

A cantora Susan Boyle, revelação do programa "Britain’s Got Talent", perdeu a final. Após tornar-se uma celebridade mundial, a britânica foi derrotada pelo grupo de dança Diversity. No dia seguinte, Boyle foi internada em uma clínica por sofrer estresse demais.

Nenhum comentário: