segunda-feira, 26 de abril de 2010

Por que o uso de pérolas era proibido no século XIII?


Pérolas
  • A pérola resulta de um sistema de defesa da ostra contra invasores. Parasitas que se alojam no mantro da ostra, ou mesmo um grão de areia, são atacados por uma substância composta de aragonita (um tipo de calcário), uma outra substância orgânica igual a da concha externa e água. Essa mistura é chamada de nácar e cristaliza em camadas em cima do intruso. Deste processo de cristalização, nasce a pérola.
  • Na mitologia persa, a pérola era vista como a "lágrima dos deuses". Já na grega, acreditava-se que elas nasceram junto com Afrodite, deusa do amor e da beleza, também chamada de "Pérola do Mar".
  • Antigamente as pérolas estavam ligadas á força fundamental da vida. Costumava-se dizer que, se a pérola usada por alguém ficasse opaca, a pessoa ficaria doente. Perder totalmente o brilho era sinal de morte.
  • No século XIII, o uso das pérolas foi proibido para "pessoas comuns", já que era símbolo de nobreza e status e estava sendo usada pela burguesia, que começava a enriquecer. As joiás com pérolas, antes produzidas somente em ateliês de palácios e catedrais, passaram a ser feitas por autônomos.
  • As pérolas são compostas por 95% de cálcio. Suas contas são transformadas em pó e vendidas como remédio para a vitalidade na China e no Japão. Já na Índia, o pó era ingerido puro, aspirado pelo nariz ou misturado com água, para curar dores de cabeça, doenças mentais, úlcera, catarata e lepra.
  • Uma das pérolas mais famosas do mundo é a Peregrina. Ela tem forma de pêra e pesa 200g. Foi encontrada no século XVI e pertenceu a vários reis europeus. Em 1969, a atriz Elizabeth Taylor ganhou a Peregrina de seu então marido, o ator Richard Burton. Tempos depois, ela perdeu o mimo de 37 mil dólares. A pérola foi encontrada algum tempo depois - no estômago de seu cachorro.

Nenhum comentário: