segunda-feira, 26 de abril de 2010

Os maiores goleiros-artilheiros da história


Goleiros-artilheiros

Os maiores goleiros-artilheiros da história são:

Jogador

Gols

País

Rogério Ceni*

90

Brasil

Chilavert

62

Paraguai

Higuita

41

Colômbia

Jorge Campos

40

México

Johnny Martín Vegas*

37

Peru

Dimitar Ivankov*

34

Bulgária

Álvaro Misael Alfaro*

31

El Salvador

Hans-Jörg Butt*

28

Alemanha

Marco Cornez

24

Chile

Dragan Pantelic

22

Iugoslávia

*Ainda em atividade

  • O primeiro registro de um gol de goleiro aconteceu em 25 de março de 1882. O autor foi James McAulay, da seleção da Escócia, em um jogo contra País de Gales.
  • No Brasil, o primeiro goleiro-artilheiro foi Anderson Williams Waterman, que jogou no Fluminense entre 1906 e 1910. O gol aconteceu no dia 5 de julho de 1908, durante uma partida contra o Riachuelo. Vencendo com facilidade — 10 a 0 —, o Fluminense ainda teve um pênalti marcado a seu favor, para revolta do Riachuelo, que abandonou o campo. O escolhido para fazer a cobrança foi o goleiro Waterman, que fechou o placar em 11 a 0.
  • Goleiro do Noroeste, de Bauru (SP), Navarro fez o primeiro gol de tiro de meta do futebol brasileiro em 2 de dezembro de 1962, durante uma partida contra o Taubaté, pelo Campeonato Paulista. O lance foi validado pelo árbitro Carmelito Vói e o jogo terminou 6 a 0 para o Bauru. Antes dele, somente em cobranças de pênaltis goleiros haviam marcado gols.
  • Outro gol de goleiro famoso aconteceu no Rio de Janeiro, numa partida entre Flamengo e Madureira. No dia 19 de setembro de 1970, o goleiro Ubirajara cobrou um tiro de meta que fez a bola quicar duas vezes e dar um chapéu no goleiro do Madureira, antes de balançar a rede adversária. Apesar do lance histórico, o Madureira venceu o jogo por 2 a 1.
  • Hiran Spagnol, ex-jogador do Internacional e da Ponte Preta, afirma ter sido "o único goleiro que marcou dois gols de cabeça na carreira", feitos em 1996 pelo Guarani e em 1999 pelo Santo André.
  • O goleiro colombiano René Higuita ficou conhecido como "El Loco", já que cobrava pênaltis e faltas, além de sair do gol para armar o ataque. Ele ficou famoso por executar a "defesa do escorpião": saltar e defender a bola com os calcanhares, mergulhando no gramado. "El Loco" causou polêmica em 1991, ao visitar o megatraficante e amigo pessoal Pablo Escobar na prisão. Outro episódio marcante na vida do goleiro foi sua aparição no programa "Cambio Extremo" (versão do americano "Extreme Makeover"), no qual participantes mudam radicalmente sua aparência através de cirurgias plásticas. Higuita recebeu uma injeção de silicone no queixo, gordura enxertada nas maçãs do rosto, remoção a laser de manchas na pele e teve o nariz afilado. "Estou feliz com o que vejo no espelho. Aprendi a viver sendo feio, por isso vou continuar o mesmo. O fato de terem me mudado um pouco não me afeta em nada como pessoa". Depois de um tempo afastado, René Higuita voltou aos gramados em julho de 2008, aos 42 anos, jogando pela equipe do Deportivo Pereira.
  • O primeiro gol de Rogério Ceni foi marcado numa cobrança de falta em 15 de fevereiro de 1997, contra o União São João, no Campeonato Paulista.

Nenhum comentário: