sábado, 20 de fevereiro de 2010

Durante os 21 anos de carreira, Ramones fizeram 2.263 shows

Ramones

O grupo surgiu em 1974. Há duas versões para a origem de seu nome. Uma conta que ele foi emprestado do produtor Phill Ramone. Outra diz que os músicos adotaram um pseudônimo usado pelo beatle Paul McCartney para se hospedar sem ser notado nos hotéis.

Sua primeira formação tinha Joey nos vocais, Johnny na guitarra e Dee Dee no baixo. Pouco tempo depois, o baterista Tommy juntou-se à banda. Ele foi substituído por Mark em 1977. Em 1987, Dee Dee resolveu seguir carreira solo e CJ entrou em seu lugar.

Os verdadeiros nomes dos integrantes, que ao entrar no grupo adotavam o sobrenome Ramone, eram: Jeffrey Hyman (Joey), John Cummings (Johnny), Douglas Colvin (Dee Dee), Tony Erdely (Tommy) e Christopher Ward (CJ).

Quando fecharam seu primeiro contrato com uma gravadora, os Ramones sabiam tocar apenas três ou quatro acordes. Mas seu som virou referência e acabou dando início ao movimento conhecido como punk rock, que foi batizado assim graças à canção da banda "Judy is a Punk" (Judy é "bagaceira").

Eles eram fãs de Beatles e Beach Boys.

Em toda a sua carreira, os Ramones fizeram 300 apresentações no clube CBGB, Nova York, Estados Unidos. O famoso clube fechou suas portas em 15 de outubro de 2006. O show de encerramento ficou por conta da cantora Patti Smith.

Quatro das primeiras músicas compostas pelos roqueiros continham a expressão "I don’t" ("Eu não"): "I Don’t Get Involved With You" ("Eu não me envolvo com você"), "I Don’t Wanna" ("Eu não quero"), "I Don’t Wanna Walk Around With You" ("Eu não quero circular com você") e "I Don’t Wanna Be Learned, I Don’t Wanna Be Tamed" ("Eu não quero ser doutrinado, eu não quero ser domado").

O escritor Stephen King batizou o filme "Pet Sematary" (em português, "Cemitério Maldido") em homenagem à canção dos Ramones. Ele é um grande fã dos músicos.

A banda anunciou o término da sua carreira em 1995, após o lançamento do disco "Adios Amigos". Mas sua última apresentação só ocorreu em 6 de agosto de 1996. Tratava-se do 2263º show do grupo.

Três integrantes dos Ramones já morreram. Joey teve câncer linfático em 2001. Dee Dee foi vítima de uma overdose de heroína em 2002. Johnny faleceu em decorrência de um câncer na próstata em 2004.

Em 2002, o grupo entrou para o Rock and Roll Hall of Fame. Na ocasião, Dee Dee Ramone declarou que não se sentaria na mesma mesa que Johnny Ramone. De acordo com Johnny, ele e o baixista dividiram a mesa a noite toda. Dee Dee sofreu uma overdose fatal poucos meses depois.

A esquina das ruas 2nd street com a Bowery, em Nova York, Estados Unidos, foi rebatizada de Joey Ramone em novembro de 2003. O músico também virou um boneco comercializado pela loja Shinozaki.

Johnny Ramone cortou seu cabelo no "estilo Ramones" pela primeira vez em 1974. Ele manteve o corte por cerca de 30 anos, até ser obrigado pelo câncer — combatido com sessões de quimioterapia — a abandonar o visual.

Joey e Johnny Ramone brigaram definitivamente no final dos anos 70. Além das "diferenças irreconciliáveis" de suas personalidades, o fato de Joey ter perdido sua namorada, Linda Danielle, para o guitarrista contribuiu para o rompimento dos dois. Linda e Johnny permanceram casados até a morte de Johnny, em 15 de setembro de 2004.

Apesar do sucesso comercial da banda, Johnny Ramone voluntariamente não instalou uma linha telefônica em sua casa nos cinco primeiros anos de banda porque "não queria ser incomodado com problemas alheios".

Joey Ramone também morreu de câncer, em 15 de abril de 2001, aos 49 anos. Johnny Ramone não foi ao funeral do ex-companheiro de banda. Na época, Johnny declarou: "Eu não gostaria que ele viesse ao meu funeral e também não gostaria dele no meu leito de morte. Eu gostaria de ver só meus amigos."

Joey Ramone gravou uma versão do clássico de Louis Armstrong "What a Wonderful World", lançado no álbum póstumo de 2002 "Don’t Worry About Me". A música também apareceu na trilha sonora do polêmico "Tiros em Columbine", do diretor Michael Moore.

Nenhum comentário: