sábado, 30 de janeiro de 2010

30/01 - FATOS

1905
Morreu o jornalista e abolicionista José do Patrocínio. Na ocasião, ele estava com 55 anos e morava em um barracão no subúrbio do Rio de Janeiro.
1911
Pela primeira vez um navio resgata um avião. Por problemas técnicos, a nave teve que pousar no mar, a dez milhas de Havana, em Cuba.
1917
O grupo The Original Dixieland Jazz Band gravou The darktown Struttre’s Ball, uma das primeiras composições de jazz a serem registradas em disco.
1933
Adolf Hitler tornou-se chanceler da Alemanha pelo Partido Nacional Socialista, também conhecido como Partido Nazista.
1948
O Mahatma Gandhi foi assassinado por um radical hindu durante uma oração coletiva em Nova Delhi, na Índia. O líder espiritual, que tinha 78 anos, lutou pela independência do país usando a resistência pacífica.
1956
O cantor Elvis Presley gravou Blue Suede Shoes, que marcou o início de suas gravações de grande sucesso comercial.
1969
Os Beatles fizeram sua última apresentação em público, no telhado de seu estúdio. Os vizinhos reclamaram e a polícia apareceu.
1972
Aconteceu na Irlanda do Norte o Domingo Sangrento, mais famoso como Bloody Sunday: 13 homens católicos morreram fuzilados e outros 14 foram feridos pela polícia britânica da cidade de Londonderry, durante uma passeata contra a dominação inglesa.
1973
Paulo Egydio Martins, governador de São Paulo, criou a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp).
1974
O escritor Érico Veríssimo lançou seu primeiro livro de memórias, Solo de clarineta.
1977
O brasileiro Fernando Luís Nabuco de Abreu venceu a Regata Buenos Aires-Rio, uma das mais difíceis do mundo.
1985
O Primeiro Congresso Nacional dos Trabalhadores Sem-Terra, realizado em Curitiba, enviou uma carta a Tancredo Neves, o presidente eleito, denunciando o assassinato de 236 trabalhadores nos últimos três anos.
1990
Cinqüenta presos políticos fugiram da penitenciária central de Santiago, no Chile.

Nenhum comentário: